24/05/2022
Na hora de selecionar as marcas e os fornecedores dos produtos de um salão, é fundamental que o cabeleireiro sinta confiança e segurança em uma marca. Afinal, a performance dos produtos é essencial para garantir os resultados do trabalho do profissional. A reputação e a qualidade do serviço do cabeleireiro estão em jogo e, por isso, os produtos não podem colocar isso tudo em risco.
Fazendo uma comparação, essa seleção é tão importante quanto a que o médico realiza ao indicar medicamentos. Ele precisa conhecê-los e confiar na sua eficácia para receitar os tratamentos que curam. Se os remédios não atuarem como desejado, a credibilidade do médico é desqualificada – o que pode comprometer o seu futuro profissional.
Guardadas as proporções, dessa mesma maneira o cabeleireiro precisa selecionar produtos que ressaltem o seu trabalho. Mas não basta apenas confiar na sua qualidade: também é necessário conhecer a procedência dos produtos, certificar-se dos resultados e criar uma parceria comercial verdadeira.
Origem e idoneidade dos produtos
Antes de escolher as marcas para o salão, é muito importante realizar uma pesquisa sobre a idoneidade e a procedência dos seus produtos. É preciso tomar cuidado com os “aventureiros” do mercado, representantes de empresas desconhecidas que frequentemente surgem para oferecer seus produtos “milagrosos”.
Antes de tudo, faça uma pesquisa profunda sobre a empresa, conheça o seu profissionalismo, procure saber mais sobre a seriedade com que os produtos são elaborados, quais são as matérias primas utilizadas etc.
Cuidados com os atrativos duvidosos
Na hora de escolher os produtos, é preciso tomar cuidado com os riscos mais comuns que surgem nessas horas: comprar por impulso, tomar decisões apenas emotivas, escolher com base na amizade, comprar de um fornecedor apenas por simpatia – ou até por dó –, olhar apenas para o preço baixo, confiar em produtos deixados em consignação etc.
Todos esses são riscos sérios que podem comprometer a qualidade do serviço do cabeleireiro. É preciso fugir desses inimigos que se insinuam nessas horas.
Faça uma escolha criteriosa
Um cabeleireiro que tem foco na gestão eficiente do salão e que tem visão de longo prazo para o seu negócio sempre faz uma seleção criteriosa dos seus produtos. Os salões mais bem sucedidos mantêm um sistema de compras bem seletivo, o que lhes assegura escolhas certeiras de produtos de alta performance. Isso reforça o seu fluxo de caixa e faz crescer o seu prestígio juntos aos clientes.
4 dicas finais para escolher os produtos para o seu salão
Para resumir, listamos quatro dicas fundamentais para fazer uma ótima seleção dos produtos que serão usados em seu salão:
1. Qualidade dos produtos: escolha marcas que garantam os resultados prometidos. Essa é uma condição básica para eles transmitirem credibilidade;
2. Idoneidade: confie em empresas que respeitam o consumidor, não usam substâncias proibidas, não testam em animais e cumprem os protocolos de segurança;
3. Suporte técnico: confie em empresas que dão suporte com pontualidade e competência. Dessa forma, elas agregam valor ao seu negócio;
4. Serviços agregados: aposte em empresas que incentivam as vendas, dão atendimento presencial, oferecem materiais de publicidade etc. Tudo isso é aquele “algo mais” que se espera de uma empresa.
Com todas essas dicas, fica muito mais fácil escolher as marcas e os produtos que irão destacar a qualidade do trabalho dos profissionais. Com isso, aumentam as chances de satisfazer aos clientes e ter o seu negócio reforçado. Não deixe de prestar atenção a esse aspecto estratégico. E conte com a Lowell para o que for preciso!
***
Curtiu as nossas dicas? Você pode conhecer muitas outras em nosso Guia Lowell – Seu Salão um Bom Negócio, que nossa equipe preparou com muito carinho a todos profissionais cabeleireiros. Você pode baixá-lo em nosso site aqui. Boa leitura!